sexta-feira, 27 de julho de 2007

19/07/07 - 7h - Arzua - Santiago de Compostela

Dificil o dia de hoje...
Decidir se terminava ou nao o "meu Caminho"...
Por um lado, como estava cansada da logistica a cada parada, queria acabar com esse incomodo... por um outro lado, lutava para que o Caminho nao chagesse ao fim... porque assim, estaria representando que a vida voltaria ao seu curso natural...voltaria a rotina do dia a dia... SERA MESMO??? Sera que seria a mesma coisa depois de tudo que passei????
Assim foram os meus ultimos 42.56 km apos ter decidido partir de Arzur nessa manha.
O meu Caminho foi solitario, que por uma lado foi muito bom pois, assim pude fazer uma avaliacao do Caminho todo, dos amigos que fiz e dos que deixei para tras, alegrias que fui semeando pelo Caminho com o meu jeito Cris de ser, atraves de palavras, incentivando aqueles que se sentiam desanimados, avaliei as dores no fisico e na alma nos momentos em sentia falta da minha terra, dos meus amigos (que falam portugues...rsrsrsr), da minha familia...
Vim agradecendo a Deus cada momento vivido, desde os bons momentos incluindo os maus tambem...
Pois tudo, tudo mesmo, serviu para que eu me tornasse uma pessoa melhor!!! Assim espero...
Fui pedalanduuuuuuuuu, pedalanduuuuuuuuu, pensanduuuuuuuuu, refletinduuuuuuuu e aos poucos, km por km, fui vencendo o desafio que havia colocado ao decidir realizar O Caminho de Santiago de Compostela.
Tiveram momentos nos quais me lamentava por nao ter podido fazer o Caminho de Santiago pela trilha e sim pela Carretera quando me dei conta de que os Caminhos sao diferentes... cada um tem o "seu Caminho" a trilhar... E como diz o velho ditado: "Todos os caminhos levam a Roma" e eu diria hoje que, tambem todos os Caminhos levam a Santiago de Compostela...
Assim, cabe a nos decidirmos, diante das nossas limitacoes, qual "Caminho" a ser tomado em nossas vidas... Se sera o "Caminho" certo ou nao, so saberemos depois de ter pego, de ter tentado...
Uns sao mais arduos, outros nem tanto porem, todos fazem parte das nossas vidas, depende somente de nos sabermos decidir qual "Caminho", qual rumo a ser seguido...
Mas deixemos de lado tanta filosofia.... rsrsrsrsr
Como nao poderia ser diferente, no meu caminho, num unico momento de contato humano que tive, aconteceu o seguinte:
Faltavam uns 11 km mais ou menso, quando a Carretera secundaria chegou ao fim e havia uma indicacao para bikes por uma carretera mais secundaria ainda...
Olhei, avaliei e fiquei receosa em pega-la pois a minha ultima experiencia nao foi muito agradavel... me apareceu uma trilha onde precisava empurrar a bike... e como estavam doendo o meu braco e costela, continuei em frente na carretera que etava indo em direcao a autovia.
Eu ja sabia que nao se podia trafegar nas autovias de bike, mas havia uma PLACA ENORME informando aos motoristas que havia circulacao de trator, pessoas a pe, de carrocas e de BIKE!!!!!
Deste modo, resolvi pegar a autovia mesmo.
Fez lembrar a nossa Bandeirantes... Inclusive o vento forte...rsrsrsr
Chegando num determinado ponto, tive duvidas do caminho e perguntei para um cara do "DSV" no qual me respondeu dizendo que nao podia andar de bike por ali e me indicou uma saida...
Prontamente disse-lhe que havia uma palca atras dizendo que permitia sim o trafico de bike. Ele colocou em duvida oq estava dizendo e me insistiu em me indicar outro caminho... Uma pena nao ter tirado uma foto!!!!!!!!!
Inconformada fui na direcao que o homem tinha me indicado quando novamente vi a sinalizacao permitindo trafego de bike nas outovias!!!!
Nao tive duvidas, tirei fotos e entrei novamente na autovia!!!! Nao podia me arriscar pegar outro caminho e encontrar obstaculos nos quais nao consegueria pedalar... Nao podia me arriscar a ter que empurar a bike...
As fotos era para quem tivessem a coragem de me dizer que estava errada... rsrsssrrs
Obvio que se tivesse indicacao dizendo o contrario, que nao era permitido transito de bike, eu seria a primeira a pegar a tal via que ele havia me encaminhado...
Logico que esse meu caminho nao poderia finalizar sem que houvesse uma historinha... rsrsrsrsr
Ao chegar na cidade, ouvia rojoes e pensei: "Nossa!!!! Estao me recepcionando com rojoes na cidade? " kakakakakak
Qual nada, estava tendo uma manifestacao... Fiquei com medo e desviei o meu caminho para chegar na Catedral.
Garanto que passei mais perigo naquela rua doq na autovia... huaaaakakakakakkakakaka!!!!!!!!!!
Assim, vencendo todos os obstaculos da viagem, me deparei de frente a Catedral de Santiago de Compostela!!!!! Foi muito emocionante!!!! Nao ha palavras que possam descrever oq senti naquele momento... Um dia, quem sabe, eu consiga colocar num papel...
Quando me recompus, encontrei uma ciclista que conheci em Leon. Resolvemos dividir um quarto pela noite de hoje.
Quando fui pegar o certificado de conclusao do Caminho, encontrei com minha amiga francesa que nos indicou uma hospedaria onde ja tratei, com a dona, para ficar ate o dia 26/07.
Deixei as coisas no quarto e fui a missa que realizam as 12h em homenagem aos peregrinos que chegam em Santiago de Compostela diariamente.
A missa de hoje, foi direcionada nao somente aos peregrinos mas tambem para as vitimas e parentes das vitimas do acidente ocorrido em Sao Paulo. A Espanha estava comovida com o desastre aereo no Brasil.
Foi uma cerimonia muito comovente, haviam varios cardeais (ou padres, me perdoem os catolicos mas nao sei destiguir um do outro) que estavam de passagem em Santiago pois vinham de um curso em Roma.
Ao final da cerimonia, como estava com a camiseta da Selecao, a amarelinha, na saida dos "cardeais", os que eram brasileiros, prontamente me cumprimentaram..... Como e agradavel ser reconhecida no meio de tantas pessoas desconhecidas...
Apos a missa, fui ao correio pegar as minhas "outras" coisas...rsrsrsr
Voltei para o quarto, descansei um pouco, tomei um belo banho, fui jantar e voltei novamente para o quarto... Queria dormir pois estava cansada mesmo...
A minha companheira de quarto, Diana, resolveu dar uma volta pela cidade com amigos que fizera no Caminho.
Assim, finalizo pela ultima vez com

Boa noite e Buen Camino...

Bjks

Cris :)

3 comentários:

Unknown disse...

Após vários dias sem micro, não podendo acompanhar pelo trabalho, posto que não entra blogspot,vejo o texto mais bonito de todos.
Não é finalizar , é permanecer.reviver, provar ser possível a superação e o amor.
Pedi a Deus por vc,conforme combinamos,não tenho respostas mas continuo com todas as perguntas. O mais impressionante é que mesmo com lágrimas de tristeza ou alegria, Sinto a certeza de que vc e outros estão no camino. Boa volta,estamos com saudade.bjssjsjs
Anselmo e Bia

Anônimo disse...

Toda una experiencia, pero no tan solo por el paisaje, cultura, gastronomia...... El Camino es la gente que lo realiza, ellos son la esencia. Personas encantadoras como Cristina, Manolo, Paco, Joan etc..... son los que dan sentido al sufrimientoy cansancio.
Cristina, conocerte y compartir contigo unas horas encima de la bicicleta, es un pequeño tesoro que nadie podra nunca robarme.

Buen camino y espero que todo lo que te propongas en la vida, lo consigas. Te lo mereces!!!!!!!!!!!
Besos desde Barcelona ( donde tienes una casa y amigos)

WAPOCA disse...

La verdad que muy sorprendido por las actividades que realiza Cristina...una gran aventurera, recibe un cálido saludo de Arequipa -Perú.